Apesar da inflação e da estagnação e até deflação nos salários, os portugueses estão a comprar mais.
Quem o afirma são os números recentemente dados a conhecer pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) que nos dizem que, em julho passado, o volume de vendas no setor do Retalho registou um crescimento de 3,6%, percentagem em grande.
Motivado, em grande medida, pelo aumento das vendas de produtos não alimentares que tiveram um acréscimo de procura cifrado nos 4,4% (+0,5% do que em junho), este crescimento encontra-se em linha com o que se tinha verificado no mês anterior.
Já em relação às vendas de produtos alimentares, os dados indicam uma subida de 2,5%, uma percentagem ainda assim menor em 0,7 pontos percentuais do que aquela que se verificou em junho.
Em termos mensais (evolução em cadeia), o volume de negócios no comércio a retalho cresceu 1,1% face a junho depois de, nesse mês, ter caído 1,8% face a maio.
Formas de pagamento contribuem para o crescimento
A juntar à, óbvia, necessidade, o crescimento das vendas no retalho e, em especial, o aumento da faturação deste setor, também pode estar ligado às formas de pagamento.
De acordo com o relatório “Relatório dos Sistemas de Pagamento 2022” da autoria do Banco de Portugal, os pagamentos contactless (pagamentos TPA com recurso a cartões de crédito/débito, smartphones e smartwatches com tecnologia de leitura por aproximação Near Field Communication), acabaram por representar, no total do ano passado, 48,8% dos pagamentos de compras no Retalho em Portugal, o que corresponde a um crescimento anual de 58,6%.
Quando cruzamos estes dados com as conclusões do REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, Instituição Financeira de Crédito, S.A. que traça um retrato aprofundado do sistema de pagamentos português, o contactless tem-se afirmado com um dos principais aliados da faturação dos negócios, uma vez que as transações sem contacto representavam já, em 2022, um peso na faturação dos retalhistas nacionais de 56%, mais 10% do que em 2021 e mais 46% do que em 2019.
Dado que, segundo a mesma fonte, “considerando uma compra média em contactless de aproximadamente 25€ (naturalmente abaixo do valor médio no sistema), este modo de pagamento passou, em 2022, a representar mais de metade da faturação REDUNIQ” e 71% das transações em estabelecimentos de retalho se realizaram através desta tecnologia, é fácil perceber a importância de os retalhistas adequarem a sua oferta em termos de métodos de pagamento de modo a capitalizarem as preferências e hábitos de consumo dos portugueses.
Como? A resposta pode ser encontrada em empresas como a REDUNIQ, marca pioneira no desenvolvimento de soluções de pagamento em Portugal, que oferece aos retalhistas três soluções TPA de última geração: REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft.
TPA REDUNIQ Easy
Começando pela solução TPA REDUNIQ Easy, este terminal sem comissões, período de fidelização ou receita mínima criado a pensar nos negócios que façam poucas transações permite que um estabelecimento de retalho negócio aceite pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (Visa e Mastercard) através de PIN, contactless e MB WAY diversificando, deste modo, as suas formas de receber pagamentos.
TPA REDUNIQ Smart
Já num outro patamar de exigência em termos de faturação e inovação encontra-se o terminal REDUNIQ Smart.
Este TPA Contactless Android que, além de permitir que uma loja física aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.
TPA REDUNIQ Soft
Por último, depois de ter sido responsável pelo desenvolvimento e instalação dos primeiros terminais de pagamento automático, a REDUNIQ lança-se agora no futuro com o inovador REDUNIQ Soft.
Este, é uma solução de pagamento NFC Android que permite a um negócio aceitar pagamentos por QR Code, NFC ou Contactless de forma simples e rápida onde e quando o retalhista quiser sem que este precise de um TPA físico, já que a gestão de tudo passa por uma App que pode ser instalada no seu smartphone.