Feliz Dia Mundial dos Oceanos!
O Dia Mundial dos Oceanos tem-se vindo a celebrar todos os anos a 8 de junho, desde 1992. É um dia para consciencializar sobre como estamos conectados aos oceanos – não interessa onde vivemos na Terra – e o que podemos fazer para proteger habitats oceânicos. O tema deste ano – anunciado pela United Nations World Oceans Day 2021 – é The Ocean: Life and Livelihoods. O dia é para esclarecer a Maravilha do oceano e como é a nossa fonte de vida, sustentando a humanidade e todos os organismos na Terra. Vai aqui para participar na celebração totalmente virtual de hoje do Dia Mundial dos Oceanos. Há eventos a acontecer durante todo o dia. Aqui está um calendário de eventos adicionais à volta do mundo.
Porque são os oceanos terrestres tão importantes?
Os oceanos terrestres são fundamentais para a sobrevivência humana. Mais de metade do oxigénio na nossa atmosfera é gerado via fotossíntese realizada pelo fitoplâncton e pelas algas marinhas do oceano. Milhões de pessoas dependem de peixe e outros animais marinhos para alimento. Investigação demonstra que alguns organismos marinhos permitiram o desenvolvimentos de novos medicamentos. O clima da Terra é regulado pelas correntes oceânicas conhecidas por correias transportadoras globais.
Talvez a melhor razão que encontramos para celebrar e proteger os oceanos da Terra, advém do vídeo de 2013, protagonizando Sylvia Earle, que é Exploradora em Residência da Sociedade do National Geographic e talvez a oceanógrafa viva mais reconhecida do mundo. No vídeo, entre outras coisas, Earle diz:
Eu entendo o oceano como o coração azul do planeta
E diz ainda:
Nós também somos criaturas do mar.
História do Dia Mundial dos Oceanos
O Canadá fez a proposta original para o Dia Mundial dos Oceanos em 1992 no Earth Summit no Rio de Janeiro, Brasil. O dia foi não oficialmente celebrado no dia 8 de junho até 2008, quando as Nações Unidas o reconheceram oficialmente. Desde aí, o The Ocean Project e o World Ocean Network têm vindo a coordenar o Dia Mundial dos Oceanos, internacionalmente. Estas organizações dizem que têm tido maior sucesso e participação global, a cada ano.
Sabemos que atividades humanas têm afetado adversamente a saúde dos oceanos: poluição, sobrepesca, acidificação da água do mar devido ao aumento do dióxido de carbono, aquecimento oceânico e destruição de habitat. Há tanto para fazer para reparar os danos.
O que podes fazer para ajudar?
Há coisas que podes fazer por ti próprio, neste dia ou noutro qualquer. Se vives perto de um oceano, talvez te possas juntar a uma limpeza da costa (com o distanciamento social apropriado durante este tempo de pandemia).
Mesmo que não vivas perto do mar, podes encorajar os teus fornecedores de produtos do mar e os teus restaurantes de peixe favoritos a extrair os seus frutos do mar de forma mais sustentável (o programa Monterey Bay Aquarium’s Seafood Watch é um ótimo recurso).
E podemos todos reduzir o nosso consumo de plásticos com sacos das compras reutilizáveis, garrafas de água recarregáveis, e utilizando produtos biodegradáveis em detrimentos de produtos de plástico.
Conclusão: (8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos. O tema de 2021 é O Oceano: Vida e Modos de Vida
O Oceano: Vida e Modos de Vida
O oceano cobre mais de 70% do planeta. É a nossa fonte de vida, suportando a sustentação da humanidade e a de todos os outros organismos na Terra.
O oceano produz, pelo menos, 50% do oxigénio do planeta, é a casa da maior biodiversidade, e é a maior fonte de proteína para mais de um bilião de pessoas à volta do mundo. Para não mencionar que, o oceano é a chave da nossa economia com uns estimados 40 milhões de pessoas sendo empregues por indústrias baseadas no oceano, em 2030.
Apesar de todos os seu benefícios, o oceano está agora em necessidade de defesa.
With 90% of big fish populations depleted, and 50% of coral reefs destroyed, we are taking more from the ocean than can be replenished. To protect and preserve the ocean and all it sustains, we must create a new balance, rooted in true understanding of the ocean and how humanity relates to it. We must build a connection to the ocean that is inclusive, innovative, and informed by lessons from the past.
Com 90% das populações de peixes grandes esgotadas, e 50% dos recifes de coral destruídos, nós estamos a tirar mais ao oceano do que ele pode repor. Pra proteger e preservar o oceano e tudo o que este sustenta, devemos criar um novo equilíbrio, baseado no verdadeiro entendimento do oceano e como a humanidade se relaciona com este. Devemos construir uma ligação ao oceano que é inclusiva, inovadora, e informada com lições dadas pelo passado.
“The Ocean: Life and Livelihoods” é o tema para o Dia Mundial dos Oceanos 2021, assim como a declaração de intenções que lança uma década de desafios para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, “Conservar e usar os recursos dos oceanos, mares e marinhas de modo sustentável”, até 2030
Um segundo evento completamente virtual e a década para Ciência Oceanográfica
O Dia Mundial dos Oceanos relembra toda a gente o papel principal que os oceanos têm na vida diária. Eles são os pulmões do nosso Planeta e uma importante fonte de alimento e medicação e uma parte fundamental da biosfera.
O objetivo do Dia é informar o público do impacto das ações humanas no oceano, desenvolver um movimento mundial de cidadãos em favor do oceano, e mobilizar e unir a população mundial num projeto para a gestão sustentável dos oceanos do mundo.
A segunda celebração totalmente virtual das Nações Unidas do Dia Mundial do Oceano, no dia 8 de junho de 2021, vai destacar o tema O Oceano: Vida e Modos de Vida.
Produzido pela Divisão para Assuntos do Oceano e a Lei do Mar do Escritório de Assuntos Legais das Nações Unidas, em parceria com organização sem fins lucrativos Oceanic Global, e apresentando o parceiro Blancpain, este evento anual vai esclarecer a maravilha do oceano e como é a nossa fonte de vida, suportando a humanidade e todos os outros organismos na Terra.
Junte-se a nós para o evento deste ano Dia Mundial dos Oceanos NU, enquanto ouvimos líderes de pensamento, celebridades, parceiros institucionais, vozes da comunidade, empreendedores, e especialistas interprofissionais sobre a biodiversidade e oportunidade económica que o oceano sustenta.
O tema deste ano é especialmente relevante na via para a UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development, que vai decorrer de 2021 até 2030. A Década vai fortalecer a cooperação internacional para desenvolver a investigação científica e tecnologias inovadoras que conseguirão conectar a ciência oceânica às necessidades da sociedade.